Fórum

Intencionalidade e Transformação na Prática Pedagógica

Intencionalidade e Transformação na Prática Pedagógica

por Profª. Maria Eliza Spineli -
Número de respostas: 0

Olá, pessoal!

Dando início às nossas discussões na disciplina Currículo e Avaliação, convido vocês a mergulharem comigo em uma reflexão sobre como esses dois elementos dialogam dentro da prática docente. Eu sou a prof.ª Eliza, moderadora desta turma, e estarei com vocês ao longo desta jornada, promovendo espaços de troca, escuta e aprofundamento teórico e prático.

Nesta disciplina, vamos refletir sobre o currículo como um projeto formativo que expressa valores, escolhas e finalidades educativas — e sobre a avaliação como uma prática que vai além da mensuração, servindo como instrumento de escuta, acompanhamento e reorientação do processo de aprendizagem.

Para iniciar nosso debate, deixo a seguinte pergunta:
"Como articular currículo e avaliação de forma que ambos contribuam para uma aprendizagem mais significativa, justa e centrada no desenvolvimento integral dos estudantes?"

Fiquem à vontade para compartilhar suas percepções, experiências ou dificuldades relacionadas ao tema. Este fórum é uma oportunidade de construirmos juntos um olhar mais consciente e intencional sobre o que, como e por que ensinamos e avaliamos.